domingo, 15 de abril de 2012

Quais as razões que levam uma pessoa a tornar-se vegetariana? Quais os motivos que ajudam a fazer esta escolha?
Razões éticas

O respeito pela vida animal. Consideram injusta e cruel a matança e o sofrimento de animais para o consumo humano, por causa da violência que esse processo envolve. Muita gente sabe que os animais abatidos sangram até morrer. Diariamente são mortos milhares de pintos machos, só porque não produzem ovos. Alguns são esmagados. Outros são sufocados. Muitas vezes a produção de carne para consumo humano provoca nos animais sofrimentos indescritíveis e desnecessários.

Razões de saúde

Obesidade, níveis de colesterol alto, doenças cardio-vasculares, hipertensão, alguns tipos de cancro e problemas de digestão. Quem sofre destas patologias a melhor alternativa é tornar-se vegetariano, já que, como exemplo, o nível de colesterol ingerido pelos vegetarianos é cerca de 20% mais baixo. A divulgação de noticias sobre potenciais perigos para a saúde pública, como: casos de porco com peste suína africana, de frangos com notrofuranos, a doença das vacas loucas, ou de peixes contaminados com mercúrio, levou muitas pessoas a deixar de frequentar os talhos e peixarias.

Preocupação ambiental

Metade das florestas tropicais foi, nas últimas décadas, dizimada e transformada em pasto para gado. Se estes terrenos fossem vocacionados para a cultura de vegetais e cereais, alimentariam, na mesma proporção, mais seres humanos. Os produtores de carne estão entre os maiores poluidores de água. A pesca industrializada está a dizimar as reservas de peixe e os fundos do mar, essenciais a sobrevivência de todos os seres. Destaca-se a grande contribuição da pesca de arrasto nesta destruição.
Razões religiosas

O budismo faz a apologia do vegetarianismo, mas admite o consumo moderado de carne e de peixe. O judaísmo e o islamismo proíbem o consumo de carne de porco. A lei judaica interdita ainda as ostras. A igreja católica, no passado, além dos jejuns, também limitava a ingestão de carne. Os hindus consideram as vacas sagradas e não as comem. A maioria segue uma dieta exclusivamente vegetariana. Isto porque o objectivo das diferentes religiões é o de purificar a mente através do corpo e por isso um corpo sem carne é um corpo mais purificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário