sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PRESERVAÇÃO ...
É VIVER 

        A preservação  do meio ambiente nos últimos anos tem sido bastante discutida, uma vez que os recursos naturais são fundamentais para a vida humana e estão entrando em colapso , porém , há quem não tenha esta consciência  e ainda contribua diretamente  para a total degradação da natureza, sugando seus recursos naturais e ou destruindo gradativamente cada beneficio que dela são aproveitados.
        Quando se iniciam desmatamentos   são gerados dois problemas em destaque – primeiro diminui o número de vegetação  por território, já que  a maioria das empresas que usam matéria prima vegetal não efetuam o processo de  reflorestamento. Segundo  estão as queimadas que além da destruição  causando danos ao solo atinge diretamente a atmosfera do planeta, o que acaba criando um ciclo de destruição com o aquecimento global, alterando o oxigênio  com o desequilíbrio no excesso de gás carbono. Surgem alterações climáticas, o clima do planeta se modifica e  toda a vida  sofre modificações irreversíveis no eco sistema da Terra.

       São inúmeras as consequências que a agressão ao sistema climático provoca ao  meio ambiente , desde alterações consideráveis num minúsculo inseto ao mais forte e maior de todos os animais. Sem direito a escolha no ciclo de vida do planeta. Por isso é essencial e primordial fazer da preservação  da natureza  a única forma de preservação da vida em nosso planeta , a única maneira de prolongar a vida já tem todos os sistema estão interligados como numa máquina.

         Algumas medidas de preservação básicas e simples podem e fazem toda a diferença para a sobrevivência da vida na Terra, confiram abaixo;
  • evitar queimadas descobrindo meio de utilização conjugada do sistema;
  • não depositar lixo em locais não indicados;
  • fazer a seleção dos tipos lixo de acordo com o material – plásticos, alumínios, papel e etc;
  • procurar mandar os materiais descartados para reciclagem;
  • reutilizar as embalagens sempre que for possível;
  • não despejar óleos lubrificantes e detergentes no esgoto, ou em córregos;
  • descartar de forma correta lixo tecnológico:
  • ter consciência  no uso e reutilização da água;
  • etc.  
  
   Não esquecendo que preservação é num todo, ou seja, se estende as espécies de animais e vegetais , afinal, a fauna e a flora constituem todo o meio ambiente e causar desequilíbrio nestes reinos gera uma desestruturação natural dos ecos sistemas. Se houver  conscientização das responsabilidades individuais que cada um traz o equilíbrio do sistema planetário seria mantido, se a postura da humanidade não mudar diante de suas responsabilidades para o conjunto  só poderá contar no futuro com  prejuízos irreparáveis.

     É necessário  evitar o excesso em lavouras, não comprar ou apreender animais silvestres, pois este comportamento  alimenta o trafico, e também abster-se de comportamentos ilegais  como:  pesca ilegal, caça  e retenção de animais  silvestres, que além de diminuir a população dos mesmos, é uma atitude determinada por lei como crime ambiental. Evitar expelir poluentes na atmosfera, fazendo o possível para reduzir o tráfego de carros, e principalmente evitar o desperdiço de água, pois a mesma ainda é de grande proporção, especificamente no Brasil, mas pode se tornar um recurso não renovável, ou seja, um dia poderá se extinguir. As atitudes egoístas da humanidade já levou e continua levando várias especies a extinção ou dizendo melhor extermínio  e caso não mude caminha para a própria extinção. 

REFLITAM AMIGOS, POIS ESTAS NÃO SÃO ATITUDES ISOLADAS. PARA QUE POSSAMOS TER UM AMANHÃ É NECESSÁRIO SE AGIR HOJE. COMO LIDERES E SERES NO TOPO DA CADEIA ALIMENTAR CABE A NÓS "HUMANOS"  AÇÕES SIGNIFICATIVAS.


     A mudança de comportamento da humanidade nos dará uma nova oportunidade de recomeçar. Não é possível recuperar todos os danos suportados pelo meio ambiente, no entanto, ainda dá tempo de evitar que seja destruída totalmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário