segunda-feira, 28 de março de 2016


CÃO TERAPEUTA



   O Grupo de Proteção à Vida Amigos do Chiquinho tem ação em muitas atividades para o auxilio ao próximo, entre elas esta a Proteção a  Vida Animal, nesta atividade desenvolvemos a integração entre humanos e animais com a participação direta e doce da cadela Duquesa de  Lancaster do Nascimento. Uma cadela SRD ( provavelmente mestiça de Pastor Alemão) que foi resgatada das ruas doente e prenha. Duquesa logo se destacou por sua doçura e tolerância aos humanos, em especial crianças e idosos. Identificando essa característica colocamos Duquesa como embaixadora do Grupo Amigos do Chiquinho. Duquesa  ama o que faz, sua satisfação e  bem estar é  escrachado. Ela precisa do contato com as crianças para ser feliz. Assim além de  espalhar amor também ativa a divulgação a adoção responsável e que adotar um cão adulto é apaixonante. São exercidas atividades no Natal, Dia da Criança  e ou em solicitação da comunidade. Com visitas em escolas, hospitais, orfanatos, Casas de repouso, etc.  Um trabalho de voluntariado, onde nos dispomos em auxiliar e espalhar amor ao próximo.  Quem desejar  nossas atividades voluntárias estamos aqui para espalhar amor  sendo feliz e fazendo alguém feliz. ( Contato  : Socorro 98 - 98255-0857). Conheça neste blog as atividades de um cão terapeuta e em especial as atividades de Duquesa.


CÃES TERAPEUTAS
        
          Alegres, inteligentes, companheiros e, acima de tudo, dotados de uma qualidade que nós, humanos, ainda não fomos capazes de desenvolver: dispostos a amar incondicionalmente a qualquer um, independente da aparência física, estado psicológico ou humor. Os cachorros são assim mesmo - vão chegando e distribuindo afeto ao menor sinal de interação. E é com base neste comportamento que a Terapia Assistida por Cães auxilia na recuperação de diversos públicos, como crianças internadas, com distúrbios psicológicos ou cognitivos, idosos em asilos e dependentes químicos em reabilitação.
        Muitos dos idosos que são institucionalizados têm muitas perdas de uma só vez, como a capacidade física, cognitiva, de amigos da mesma idade e da sociedade, conforme observa Vinicius. “Com essas perdas, eles têm um isolamento afetivo. Afinal, ‘para que vou me ligar emocionalmente à pessoa que esta do meu lado se ela pode falecer?’. O cachorro consegue trazer um ganho afetivo sem nenhuma perda”, observa.
     Com as crianças  ato de brincar com os animais facilita o desenvolvimento de questões psicológicas e a estimulação cognitiva. “Ele é o motivador, vai transformar uma sessão em algo mais lúdico, quebrando o gelo entre o paciente e o terapeuta”, explica. Ressaltando que no caso das crianças internadas, o grande benefício é a quebra do ambiente frio, hospitalar e pouco acolhedor. “As crianças com câncer podem melhorar a imunidade, e as questões emocionais; as cardíacas, acabam tendo uma redução da pressão arterial; crianças com distúrbios psiquiátricos têm uma aproximação ao nosso mundo real e melhoras do quadro de depressão; as autistas melhoram a sociabilização, a partir da interação com os cães", analisa. “O foco principal é trabalhar a inclusão. O maior papel do cachorro é o vínculo que se cria, porque é muito difícil ter uma criança que não goste de bicho e os cães gostam da pessoa independente do que ela é.”

Fonte de pesquisa :  TAC -  Terapia Assistida por Cães




Nenhum comentário:

Postar um comentário