sábado, 8 de outubro de 2011

AS CRIANÇAS E OS ANIMAIS

A relação entre as crianças e os animais é muito simples e nesta simplicidade esta nas menores coisas que são de suma importância ao desenvolvimento emocional e cognitivo de um pequenino. O papel que um animal desempenha na vida de uma criança é importante para desenvolver  sentimentos, responsabilidades para o desenvolvimento psicológico deste adulto amanhã.




  • A criança que convive com animais, é mais afetiva, repartindo as suas coisas, é generosa e solidária, demonstra maior compreensão dos acontecimentos, é crítica e observadora, sensibiliza-se mais com as pessoas e as situações.






  • Apresenta autonomia, responsabilidade, preocupação com a natureza, com os problemas sociais e desenvolve uma boa auto-estima.






  • Relaciona-se facilmente com os amigos, tornando-se mais sociável, cordial e justa. Sabe o valor do respeito.






  • Desenvolve a sua personalidade de maneira equilibrada e saudável, tendo mais facilidade para lidar com a frustração e liberta-se do egocentrismo.




  • Escolha do animal de estimação
    Enquanto qualquer animal de estimação pode proporcionar prazer as crianças, é importante que se escolha o animal adequado para sua família, sua casa e estilo de vida, e um que a criança possa ajudar a cuidar.  Os pais devem ser cuidados e não escolher animais agressivos como animais de estimação. Lembre-se que mesmo os animais domesticados e ttreinados podem ser agressivos. Os animais exót

    icos e pouco comuns podem ser difíceis de cuidar e deve-ser ter muito cuidado ao considerá-los.
     No caso do cachorro, por exemplo, crianças de 3 e 4 anos podem tê-los, uma vez que já adquiriram certa autonomia. Nesta idade, os pequenos possuem habilidades motoras, são capazes de se defender e entender algumas regrinhas do que é ou não permitido fazer. Eles sabem, por exemplo, que não podem subir no cachorro ou puxar suas orelhas.
    As crianças menores de 3 anos, não  tem a maturidade para controlar seus impulsos de agressividade e irritabilidade, devem ser observadas quando estão com seu animalzinho.
    Para ter um pássaro não há restrição de idade e os pequenos podem ajudar nos cuidados com a limpeza e a alimentação. Os gatos são indicados a partir dos 3 anos. Eles são bichos limpos, carinhosos e proporcionam tranqüilidade. Os peixes também são próprios para crianças com iidade a partir dos 3 anos e os roedores são recomendados para a faixa dos 4 anos. Estes últimos são dóceis, tranqüilos e exigem uma manutenção barata.

    Cuidados com os animais
    As crianças deve-se lembrá-las, que os animais, assim como as pessoas, necessitam de alimento, água, exercício e carinho.
    Explicar que o animal muitas vezes não sabe o que está fazendo e orientar a criança de forma a aprender a lidar com ele com respeito e dedicação e não irritar-se quando o animal não obedece.
    Conforme a idade da criança, é importante que os pais atribuam a elas algumas responsabilidades quanto ao cuidado do animal, como dar comida, remédio ou pentear o pêlo.
    Os pais são modelos por excelência. As crianças aprendem a ser os donos responsáveis de seu animal de estimação observando o comportamento dos pais.

    Regras de higiene para ter um mascote em casa com as crianças

    Muitos pais se preocupam pelos possíveis riscos para a saúde do seu filho pequeno, pelo fato de ter um mascote em casa. No entanto, se praticarem algumas poucas e simples regras de higiene, não terá com que se preocupar: 
    - A tinha (ou dermatofitose) é um estado cutâneo muito contagioso, que pode ser transmitido pelos animais de estimação e que se vê habitualmente nas crianças. Se suspeitar da existência de tinha, consulte o médico.
    - Evite sempre que a criança beije o animal, sobretudo perto do nariz e da boca.
    - Incentive-o a lavar as mãos depois de ter brincado com o animalzinho de estimação. Sobretudo antes de tocar ou comer alimentos.
    - Tanto as pulgas como os vermes se evitam facilmente mediante o uso regular de tratamentos preventivos.
    - Em caso de haver uma infecção, trate-a com rapidez, e afaste a criança do animal até que o tratamento seja completo.
    .( Lembre-se que a saúde do animal é também a saúde da família, vacine, vermifugue e leve seu animal constantemente ao veterinário)


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário