terça-feira, 2 de novembro de 2010

Motivos para adotar

Além de uma vida emocional mais equilibrada, ter um bicho de estimação também fortalece a saúde
 FONTE: PETMEG
         Criar um bichinho de estimação ajuda as crianças a desenvolverem um senso de responsabilidade
KIARA

Hollywood não para de reproduzir as mais belas e reais histórias de amor e companheirismo entre animais e seus donos, e nem poderia deixar de contá-las. A lealdade provada pelos bichinhos tem emocionado muitos, e casos como o do filme “Marley & Eu”, e de “Hachiko: A Dog’s Story”, têm conscientizado as pessoas a respeito dos benefícios da companhia de um pet. Há quem acredite que eles podem detectar até mesmo um câncer, de tão sensíveis e especiais. Em contrapartida, existem milhares de cães e gatos abandonados, esperando apenas por uma oportunidade de fazer a alegria da casa. A seguir, a PetMag listou 5 motivos pelos quais a adoção é uma boa alternativa para curar não só o físico mas também o emocional.

Companhia

Cães são extremamente sensíveis e sentem a chegada do dono
Nada como chegar em casa e ser recepcionado por latidos de alegria, rabinhos ansiosos balançando, ou simplesmente o carinho mais discreto do bichano que se enrosca por suas pernas. Os pets acabam se tornando um santo remédio contra a depressão e solidão.

Dedicação

NICOLE
É impressionante a audição apurada dos cães que detectam a chegada do dono antes mesmo dele se aproximar da porta de casa. Outro ponto importante é a sensibilidade dos animais que parecem saber o estado de espírito do dono e se aconchegam no colo, como se quisessem dizer: “estou aqui, não fique triste”.

Responsabilidade

Criar um cãozinho ou mesmo um gato exige uma boa dose de responsabilidade, sendo uma tarefa edificante para crianças maiores (apartir dos 8 anos). Levar o animal para passear, recolher suas fezes, acompanhá-lo ao veterinário, entre outras atividades são verdadeiras lições de cidadania para qualquer ser humano.

Saúde

Mas não é apenas a parte emocional que sai ganhando com a convivência com animais. Eles também proporcionam saúde aos humanos. Uma pesquisa realizada na Suécia com crianças a partir de sete anos, concluiu que as felizardas que possuíam animais de estimação desde o primeiro ano de vida estavam menos sujeitas a asma e rinite alérgica. Já um estudo norte-americano revelou também que a presença de animais estimula os donos à prática de atividades físicas, o que evita problemas de obesidade, estresse e ansiedade.

Segurança

LADY KATE
Quem nunca ouviu uma história de animais que colocaram sua própria vida em risco para salvar a de seus donos, ou até mesmo de um desconhecido? Além de bons guardas, os pets podem também ser excelentes “sirenes” que indicam caso algum barulho ou perigo venha ameaçar a casa. Há ainda aqueles que literalmente vivem para tornar a vida dos humanos melhor, como os cães guia, policiais, pastores, bombeiros ou ainda, aqueles que são treinados para serviços domésticos, destinados a pessoas com deficiências físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário