segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Como fotografar animais de estimação

 
Fotografar os seus animais de estimação pode ser um desafio, mas no final valerá a pena. Enquanto este “como fazer” presume que queira fotografar o seu cão ou gato, veja as fotos  que estão aqui   feitas por um fotografo amador  nosso querido amigo Henrique.

Com o animal relaxado

Descubra a altura em que o seu animal de estimação está mais relaxado. Se souber que depois de comer o seu cão fica hiperactivo, então essa não é uma boa altura para o fotografar. A parte mais difícil de fotografar cães ou gatos é fazer com que eles fiquem parados o tempo suficiente para os fotografar. A paciência, criatividade e não ter medo de errar é o segredo. 

Ao nível dos olhos

Ponha-se de joelhos ou incline-se. Uma boa fotografia dos seus animais de estimação será ao nível dos olhos deles e não dos seus, estando os olhos deles a olhar para cima para si (também é aplicável a crianças pequenas.)

Modo “Desporto”

Se a câmara tiver o modo “desporto”, active-o. Pode ser necessária para um animal de estimação imprevidente que nunca pára quieto. Colocar a câmara no modo desporto faz duas coisas:
  1. Utiliza uma velocidade do obturador mais rápida para “paralisar” o objecto da foto. Se o seu animal de estimação está a mexer-se, uma velocidade do obturador mais lenta pode deixar com que fique com uma mancha na fotografia.
  2. Utiliza um sistema de focalização especial que ajusta constantemente o foco da câmara. Sem isto a câmara foca uma vez e mantém dessa maneira. Se o seu foco se mantém no animal de estimação e ele mexe-se pode acabar por ficar com uma fotografia desfocada.

Ambiente natural

Fotografe o seu animal de estimação no seu ambiente natural. Se o seu gato passa todo o tempo no sofá, então esse é o melhor local para fotografar. Se o seu cão passa todo o tempo no pátio, então esse é o melhor local para fotografar.

Impressão da fotografia

Assim que tiver a sua fotografia digital, necessita de a imprimir para a poder exibir. Se tiver uma impressora de jacto de tinta, então você mesmo pode facilmente imprimir utilizando o software da câmara digital.

A LUZ
 
Foto quer dizer luz! Escolha um dia nublado, com céu encoberto, pois você terá uma iluminação uniforme, sem grandes variações, além de não ter um foco de luz específico, podendo ter mais liberdade para escolher o fundo.

O FUNDO
Deve estar sempre longe do cão e sem muitos elementos. Quanto mais homogéneo, melhor ficará a foto, pois o cão aparecerá em destaque.

O LOCAL
É fundamental esperar que o animal goste de onde  esta e que você saiba  que tipo de foto  esperar obter.

OS CUIDADOS
É bom não alimentar o cão no dia da foto para que ele possa ficar entretido com algum petisco. Cuide dos detalhes como dar um bom banho e escovar bem a pelagem, já que o animal precisa esta bem , vc  retoca  o cabelo e passa batom, pois sim seu animal precisa também dar retoques.

O MOMENTO DA FOTO
Após todos os preparativos, posicione-se e aguarde o momento da foto. Lembre-se sempre de tentar prever a reação do cão, só assim você estará com tudo preparado no momento do 'click'.
Procure nunca estressar o 'modelo', porque um animal estressado nunca irá lhe render uma boa imagem.
Se não conseguir a foto em 10 minutos, deixe o cão descansar e tente novamente pelo menos duas horas depois. Em dias de muito calor, esse tempo pode cair pela metade.
Com essas dicas, você já pode tentar fotografar seu animal de estimação e com isto divertir-se, afinal que este momento deve ser  para você e seu animal   uma gostosa brincadeira.

fonte : pesquisa net

Nenhum comentário:

Postar um comentário