quarta-feira, 29 de setembro de 2010

QUEM DISSE QUE GATO  NÃO TOMA BANHO?

Meu gatinho precisa tomar banho?


Gatos gostam de se manter meticulosamente limpos e não é necessário dar banho no seu gato ou gatinho. Banhos freqüentes demais tendem a destruir os óleos naturais da pele e, portanto, não são recomendados.

Quando sentir a necessidade de dar banho no seu gato, para controlar pulgas ou por outros motivos, ele pode ser ensinado a aceitar (e até mesmo curtir) a hora do banho. Gatos geralmente não gostam de água e, por isso, você vai precisar de bastante paciência e cuidado ao dar banho no seu. O tanque da área geralmente faz uma excelente banheira e colocar um tapete antiderrapante no fundo é uma boa idéia. Antes de você realmente dar banho no seu gatinho, deixe-o se acostumar a ser colocado em um tanque seco e use guloseimas para que ele associe o banho com algo gostoso.

O primeiro banho deve ser entendido como uma introdução, para que seu gatinho se acostume com essa nova experiência. Depois que ele se acostumar a ser colocado em uma banheira seca, gentilmente despeje alguns copos cheios de água em suas costas. A temperatura da água deve ser morna, nunca fria ou quente demais. Se seu gatinho claramente não gostar do procedimento, não force a situação, já que isso tornará futuros banhos um problema. Na hora do banho, é melhor deixar o ralo aberto e usar uma mangueira ou esguicho de mão como chuveiro. Uma alternativa é utilizar uma jarra ou pote, além de um segundo pote como fonte de água limpa.

Dependendo de como seu gatinho estiver reagindo ao banho, você pode molhá-lo aos poucos e com carinho. Use xampu especificamente fabricado para gatinhos e siga as instruções do fabricante ao pé da letra. Gatinhos não gostam de molhar a cabeça ou a face, portanto, use um pano macio umedecido (com sabão) para lavar essas áreas separadamente. Massageie o xampu no pêlo do seu gatinho e, com uma voz suave, elogie-o durante todo o banho.

É importante ficar calmo, mas também não prolongar o banho mais do que o necessário. Uma vez que seu gatinho estiver pronto para ser enxaguado, remova todos os resíduos do xampu, já que qualquer traço de sabão deixado na pele pode irritá-lo. Enxugue seu gatinho minuciosamente com uma toalha. Evite a tentação de usar um secador, já que o barulho do motor poderá estressá-lo, a não ser que você gradualmente o acostume com o barulho. 
 
As garras do meu gatinho precisam ser aparadas?

Garras longas podem se prender no carpete, roupas e mobílias. Um gato com a garra presa pode ficar aflito ou até machucado. É relativamente fácil manter as garras do seu gato cortadas, mas o processo fica mais fácil com a ajuda de um amigo ou membro da família para segurar o gatinho, enquanto você apara as suas garras.

Recomenda-se que você comece a segurar e a tocar as patas do seu gatinho enquanto ele ainda é jovem, para que ele aprenda a aceitar o manuseio. Encoraje o seu gatinho oferecendo guloseimas gostosas, enquanto mexe nas suas patas, e sempre use um aparador especial para animais de estimação, já que tesouras ou alicates de unha normaispodem machucá-lo. Verifique as garras do seu gatinho regularmente e apare-as conforme necessário, geralmente a cada seis ou oito semanas. Gatos que ficam dentro de casa precisarão aparar as garras mais freqüentemente que os gatos que podem sair para a rua.

Ao aparar as garras, é muito importante não cortar até o sabugo, a área rosa que cresce da base da garra e contém o suprimento sangüíneo e nervoso. Somente apare a ponta da garra do seu gato. Às vezes o sabugo não é óbvio, portanto, coloque o seu gato sob uma luz forte e trabalhe lentamente. Se você cortar até o sabugo e ocorrer sangramento, faça pressão sobre a lesão usando um pano ou toalha limpa. Se o sangramento continuar, consulte seu veterinário imediatamente. 
 
Preciso limpar os ouvidos do meu gato?

É uma boa idéia examinar e limpar os ouvidos do seu gatinho a cada semana. Como com todas as experiências novas, comece os cuidados com os ouvidos lentamente. Dar algumas das guloseimas favoritas dele é uma boa idéia, e fara com que ele responda da maneira que você deseja.

Use um lenço de papel com um pouco de óleo mineral ou de oliva para limpar o ouvido externo somente. Evite ir fundo demais. Os ouvidos dos gatos são sensíveis, portanto, não use um cotonete, já que poderá danificar o canal do ouvido. Se seu gato estiver coçando os ouvidos ou balançando a cabeça, você deve levá-lo para um exame. Uma descarga espessa e preta indica ácaros de ouvido e é necessário tratamento veterinário.

Ácaros de ouvido, um tipo de parasita, são um problema relativamente comum, e gatos que têm acesso à rua têm mais chances de ser expostos a eles do que os que só vivem dentro de casa. Se não forem tratados, ácaros podem conduzir a uma infecção bacteriana secundária e até mesmo à surdez. Se o seu gato for muito sensível à limpeza de ouvido, consulte seu veterinário para certificar-se que não há problemas.

O ouvido é uma área muitas vezes negligenciada, mas uma boa audição é vital para a segurança e o desenvolvimento do seu gato. Doenças auriculares podem causar problemas de equilíbrio, portanto, é importante ficar atento aos ouvido.
 
fonte:whiskas

Nenhum comentário:

Postar um comentário