segunda-feira, 19 de março de 2012

Alimentação animal: tire suas dúvidas

Pode dar chocolate? Quantas vezes por dia dou ração aos peixes? Qual a alimentação ideal para as aves? Tire essas e outras dúvidas!


Cada bicho precisa de um cuidado especial
Por Paula Faciroli

1 - Nunca dê chocolate ao seu cão
Por mais inofensivo que pareça, chocolate é tóxico para cães, pois contém teobromina, um alcalóide que os cães não conseguem eliminar rapidamente do sangue e que pode atingir um nível de concentração perigoso. Após comerem chocolate, muitos têm vômitos, diarreia, batimentos cardíacos e respiração ofegante. Se a quantidade ingerida for grande o animal pode até morrer de problemas cardíacos.
2 – Hidrate seu gato
Diferente do cachorro, o gato pouco se interessa por água. Para estimulá-lo a se hidratar, distribua pontos de água fresca, filtrada (para redução da ingestão de metais pesados) pela casa. Bebedouros do tipo “fonte”, que circulam a água sem parar, costumam atrair os bichanos.
3 – Pássaro saudável
Mantenha o seu pássaro de estimação longe de cebola, feijão, fava e sementes de maçã. Passarinhos são intolerantes à lactose. Ofereça uma dieta que misture alimentos frescos como verduras de folhas verde escuro e frutas, e uma porção de sementes como linhaça, alpiste, painço, aveia, arroz com casca. E lembre-se: aves precisam de banhos de sol diários para estimular a produção de vitamina D.
4- Prato farto para o seu coelho
Além de uma ração balanceada, para complementar a alimentação do seu coelhinho o ideal é fazer um preparo de forragem verde como capim braquiária, couve, almeirão, folhas de bananeira ou de outras árvores frutíferas, além de cenoura, aveia preta e outras hortaliças, com exceção de alface, que pode soltar o intestino do animal.
5- Deixe seu peixe satisfeito
Alimente seu peixe duas ou três vezes ao dia em pequenas porções que possam ser devoradas em menos de 5 minutos. Com o tempo você ficará hábil em saber a dose que satisfaça. Todo peixe é adaptável à ração que fornecemos ajustando seu ritmo de crescimento à quantidade.
*Fonte: Helena Borges, veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário