quinta-feira, 5 de agosto de 2010

AMULETO DA SORTE 

 GATO PRETO

Ok, eu confesso. Quando criança, ficava preocupadíssima ao ver um gato preto cruzar na minha frente. Afinal, o senso comum dizia que isso dava má sorte. Pois bem, o tempo passou e, felizmente, descobri que superstições não passam de desculpas e muita covardia  para justificarem os nossos problemas. E assim, ignorando trevos de quatro folhas e passando por debaixo de escadas, passei a encarar os gatos pretos mais como adoráveis miniaturas de panteras negras do que como portadores de ameaças do além. Hoje em dia, tenho medo mesmo é de coisas mais palpáveis como farol fechado, político tagarela, falsos amigos  e cliente caloteiro.
No entanto, grande parte de nossa população, gente bem crescidinha até, estudada ainda encara esses bichos como seres do mal, nessa herança cultural que que reflete a limitação humana e sempre encontra no meio o culpado/a por  sua inferioridade . Vez ou outra, ainda surgem na midia algumas figuras que, sem base alguma, reiteram esse preconceito. Como o caso da  suporta médium que, num programa de TV,  disse que as pessoas deveriam ter cuidado com gatos  pretos uma vez que os mesmos, segundo ela, seriam usados pelas feiticeiras para provocar o mal. Ela, como as feiticeiras da Idade Média, ficou queimada, mas como uma moeda tem dois lados e os protetores de animais que, felizmente, não deixaram passar barato a afirmação de tamanha bobagem. Bem feito.
Por causa dessa imagem negativa, de todos os gatos, o preto continua sendo o mais rejeitado nos locais de adoção de animais. Pra piorar, o coitado ainda é considerado útil para atividades que nada têm a ver com a sua condição de pet, como servir de objeto em rituais  de magia . sendo inclusivo torturados.
Em países de tradição católica, o preconceito costuma ser maior, por causa da herança de uma idéia que relacionava, na Idade Média, os gatos pretos às feiticeiras.  E isso, não seria diferente na mais do que católica Itália, é claro, lar de muitas histórias de atrocidades passadas em nome de Deus, Deus  deve esta morrendo de vergonha dos fanáticos e oportunista que o usam p justificar suas ignorancias. Para tentar diminuir os efeitos dessa herança por lá, que resulta na morte de  milhares de gatos pretos anualmente, uma associação local de direitos dos animais (AIDAA) instituiu o “Dia do Gato Preto”, com o objetivo de “educar as pessoas e restituir a dignidade desses animais, de forma que se pare com esse massacre”, afirma o presidente da associação, Lorenzo Croce.
Para tanto, num dos últimos  eventos organizado por eles, o grupo responsável criou 200 postos de informação espalhados por toda a Itália, onde foram distribuídos materiais com explicações que procuram espantar o preconceito contra o gato preto. Além disso, a população podia também assinar petições que pediam maior proteção a esses animais. E se a pessoa demonstrava um interesse especial pela causa, era aconselhada a adotar um gato preto, desde que tivesse condições para tanto, é claro. no Brasil a prefeitura de  São Paulo chegou a proibir a adoção de gatos pretos perto do dia das bruxas e da semana santa para com isso tentar diminuir a matança, pois pessoas chegavam a adotar um animal desses só p ter  seu ingrediente de sacrifício.
Nem o Papa Bento XVI,  conhecido por sua afeição pelos gatos, escapou da campanha, ao receber uma carta que o convidava a apoiar o movimento. “Seria muito bom se ele pudesse reconhecer a nossa iniciativa, ao falar publicamente sobre a falta de bom senso que é o preconceito contra os gatos pretos”, disse Croce.
Pela pouca informação disponível sobre “O Dia do Gato Preto”, desconfio que o evento tenha atraído pouca atenção da mídia e, consequentemente, da população. Mas, enfim, fica aqui a idéia para que a  festa "Nazionale  Del Gatto preto" tenha outras edições, inclusive por aqui. tenho amigas  com Euzamar, Anizia  tem gatos pretos  e com os quais elas teem  a SORTE de conviver,  agradecem.
A  gati­nha da foto, Evelly Williams .da  Anizia é um exemplo de amuleto da sorte, então vamos nos unir numa campanhas contra esta loucura conorante(grosso e ignorante) de preconceito e limitação. 
estes animais são lindos e simplesmente dão sorte aos seus donos levando quem os cerca a a serem pessoas melhores.

pesquisa: net
 

Um comentário:

  1. Amo minha gatinha preta. Dia 28 de novembro de 2010, ela fará 10 anos. Vai ter festa no AP dela. rsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir